-
Arquitetos: APDI
- Área: 350 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Trieu Chien
-
Fabricantes: Alis Lighting, Daikin, Kohler, Nuprotec, Vietceramics
Descrição enviada pela equipe de projeto. Casas geminadas são um modelo construtivo muito popular nos novos assentamentos urbanos do Vietnã. Embora as restrições de projeto não sigam o planejamento urbano nestas construções, estas novas áreas estão se tornando espaços sem alma, com uma arquitetura antiga, pobre e repetitiva, com soluções ultrapassadas. Entretanto, a Residência HL vai contra os padrões atuais, e a casa atenderá a critérios modernos, configurando uma arquitetura em harmonia com todo o conjunto.
A casa, originalmente geminada, com face oeste, possui aberturas na parte frontal e posterior, possibilitando a ventilação e iluminação natural. O projeto de reforma propôs priorizar a abertura de ambas as faces, de forma a garantir uma maior iluminação e ventilação para a casa, além de direcionar as aberturas para as árvores. Na fachada oeste um sistema de brises articulados de madeira foi posicionado, para reduzir a incidência solar, e também funcionar como um elemento estético. O jardim frontal foi alocado na cobertura do volume da garagem, desempenhando um papel na redução da radiação, poeira e ruído urbano.
A estrutura espacial básica da casa geminada, em meio nível, utiliza a escada como o principal eixo de circulação e o restante do espaço útil é distribuído igualmente na frente e fundos da casa. Essa estrutura é simples, fácil de duplicar, mas quando colocada em situações e requisitos específicos do cliente, pode não se encaixar. Pelo fato do lote ser estreito, a expansão ou contração do espaço ocorre em relação à altura, de forma a destacar ou aumentar o interesse de um certo ambiente.